Portal de Informações e notícias do vicariato e da Diocese Nova Friburgo


Pastoral da Cultura

 

Pastoral da Cultura incrementa atividades no Vicariato Litoral

Festivais de poesia, dança, música; teatro, exposições históricas e artísticas; cursos, palestras sobre temas culturais, além da manutenção de um museu. Tudo isso e muito mais é realizado pela Pastoral da Cultura do Vicariato Litoral, cujo assessor  é o pároco de Conceição de Macabu, o padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça.

- Nosso objetivo é integrar as diversas formas de expressão cultural num projeto de reconstrução dignidade do ser humano e também num resgate dos valores éticos, humanos e cristãos – afirma o padre Luiz Cláudio.

Em Conceição de Macabu, há até um museu que contém acervo de dom Clemente Isnard, além de documentos da história daquela cidade. Esse pequeno museu fica na Praça Dr. José Bonifácio Tassara 262, ao lado da Igreja matriz, na antiga estação ferroviária. Os visitantes podem ir lá de terça-feira a sábado, entre 8h entre 12h.

Os núcleos da Pastoral da Cultura funcionam em Conceição de Macabu, nas igrejas  São João Batista, São José Operário, Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima (Macaé).

Macaé

A coordenadora da Pastoral da Cultura núcleo Macaé, a professora Gicélia Santos Germano, conhecida como Tia Gi, contou as três maneiras de trabalho pastoral que seu ministério realiza em Macaé: Riso terapia, Pesquisas João Paulo II e Grupo de Dança Solidariedade.

Brincadeiras, contação de histórias, danças e animações são realizadas pelo grupo de Riso terapia quando este visita hospitais pediátricos e asilos. Vinculado à Igreja de São João Batista, esse grupo tem a participação de 20 pessoas e funciona desde o ano de 2004.

Já o grupo de Pesquisa João Paulo II está empenhado em estudar a história da igreja de São João Batista, que comemorará 200 anos no próximo dia 24 de junho de 2012. “Fizemos diversas descobertas de curiosidades como as histórias das vindas de Dom João VI e de Dom Pedro II a nossa igreja, além de uma história com a participação de uma princesa”, informa Tia Gi.

Por sua vez, o grupo de dança Solidariedade quer mostrar uma forma diferente de evangelizar por meio da dança. Há dez anos, nos últimos meses de cada ano, o grupo Solidariedade lança um tema, seguido por bailarinos de diversos grupos de dança religiosos ou não, para que todos se apresentem numa grandiosa festa. Ela ocorreu, no ano passado, no Fluminense Futebol Clube.

Na Pastoral da Cultura (Macaé) também participam membros do Grupo Jovem Luz do Mundo, do grupo Pré-Jovem, crianças da catequese e catequistas, grupo Despertar (Pastoral da Família) e Legião de Maria. Todos da Igreja de São João Batista.

 

Assessor Eclesiástico: Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça

Paróquia N. Sra. da Conceição - Conceição de Macabu - RJ - (22) 2779 - 2155

 

Coordenadora: Gicélia Germano

Paróquia São João Batista - Macaé - RJ

Tel.: (22) 2762-1608