Portal de Informações e notícias do vicariato e da Diocese Nova Friburgo


Momentos marcantes do último dia do Papa Francisco no Brasil

30/07/2013 22:55

Domingo (28), pontífice celebra missa de envio em Copacabana.

Papa Francisco deixa o Sumaré

De carro comum e com a janela aberta, o pontífice deixa a residência Assunção, no Sumaré, para embarcar no helicóptero e seguir para a praia de Copacabana. Lá, uma multidão de fiéis aguarda o Papa.

Papa Francisco chega a Copacabana

De helicóptero, o pontífice chega ao Forte de Copacabana. De lá, ele segue no papamóvel para o palco montado na praia. No caminho, ele cumprimenta, saúda e abençoa a multidão de fiéis que o aguarda no trajeto.

Passeio pela orla

De papamóvel, o Papa Francisco passeia pela orla de Copacabana. Ele cumprimenta a multidão, abençoa crianças e recebe presentes jogados pelos fiéis que lotam as areias da praia.

Papa Francisco prova chimarrão

Durante o passeio de papamóvel pela orla de Copacabana, o pontífice recebe de um fiel um chimarrão. Após beber, Papa Francisco aprova o chimarrão. 

Papa recebe bandeira do Brasil

Enquanto segue pela orla de Copacabana rumo ao palco onde a missa de envio foi celebrada, Papa Francisco recebe de presente de uma fiel a bandeira brasileira.

Fiéis e religiosos fazem flashmob

A multidão que lota a praia de Copacabana para a missa do envio se junta aos religiosos para uma grande flashmob. Mais de três milhões de fiéis repetem a coreografia.

Papa Francisco se dirige ao altar

Acompanhado por diversos seminaristas, padres, bispos e cardeais, o pontífice se dirige ao altar montado no palco central na praia de Copacabana, enquanto os fiéis cantam o Hino da Jornada Mundial da Juventude 2013. 

Arcebispo do Rio saúda o Papa

O arcebispo do Rio de Janeiro diz que fiéis já estão com saudades. "Obrigado, Papa Francisco, por ser os braços e o coração de Cristo durante esses dias. A figura do homem de batina branca acolhendo e abraçando a todos, doando-se a cada um é uma visão que conservaremos nessa cidade, e que nos convidará a sermos ainda mais empenhados na construção da paz", diz Dom Orani Tempesta.

Papa celebra Missa de Envio

Santo Padre inicia a celebração que encerra os atos centrais da Jornada Mundial da Juventude. Multidão de fiéis se reúne na praia de Copacabana para ouvir a última mensagem do pontífice em sua visita no Rio de Janeiro.

Homilia do Papa Francisco

"Levar o Evangelho é levar a força de Deus, para extirpar e destruir o mal e a violência; para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; para construir um mundo novo. Jesus Cristo conta com vocês! A Igreja conta com vocês! O Papa conta com vocês!", diz o Papa Francisco aos jovens na praia de Copacabana.

Papa abençoa famílias

No momento do Ofertório, o Papa Francisco abençoou duas famílias. O pontífice fez a oferenda do pão e do vinho a Deus.

Pedido aos jovens

Na Missa de Envio, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude, o pontífice pede que jovens levem a fé a todos e ressalta a importância de transmitir o Evangelho com alegria. 

Cardeal Stanislaw Rylko, da Polônia, próxima sede da JMJ,  faz discurso de encerramento da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Presentes

No final da celebração da Missa de Envio, o Papa Francisco entregou uma imagem do Cristo Redentor com o símbolo da Jornada Mundial da Juventude para cinco duplas de jovens, que representam todos os continentes.

Ângelus

Durante a Missa do Ângelus, Papa Francisco anuncia que a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016, será realizada na Cracóvia, na Polônia. O país é a terra natal de João Paulo II, Papa que criou a Jornada e que vai ser canonizado. "Levo cada um de vocês no meu coração", diz Papa Francisco na praia de Copacabana.

Próxima Jornada na Polônia

Após o anúncio de que a próxima Jornada Mundial da Juventude será em Cracóvia, na Polônia, em 2016, poloneses subiram no palco para festejar a escolha.

'Sejam revolucionários'

No discurso aos voluntários da Jornada Mundial da Juventude, no Riocentro, o Papa fez um apelo aos jovens: "Tenham a coragem de ir contra a corrente".

Saudade do Brasil

Antes de embarcar para Roma, Francisco fez um discurso de despedida na Base Aérea do Galeão. "O Papa vai embora e lhes diz 'até breve', um 'até breve' com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês", afirmou.

—————

Voltar